quarta-feira, 8 de julho de 2009

O que significa fazer ciência? O que è ser um cientista?

De uma forma simples poderíamos dizer que ciência é o confronto do mundo( real e realidade) em busca de entendimento do mesmo por meio da de uma metodologia racionalizante. Fazer ciência portanto é fazer perguntas e procurar responde-las. Apesar de nosso tempo dar maior importância as boas respostas que as boas perguntas. Sim pois trocamos facilmente a primeira pela segunda, afinal pensar da trabalho, e quase sempre nos faz ver mais coisas ruins que boas. Ainda assim nós cientistas provamos de êxtase ao mergulhar em águas profundas. E queremos mais e mais.
E o que é ser cientista? A resposta esta acima : “mergulhar em águas profundas”, com todos os risco e prazeres, precauções e equipamentos. E quais são estes equipamentos, onde compra-los? Bem apresentarei apenas dois dos quais penso serem os mais importantes. Amor e razão. Sim Amor, pois ser cientista é antes de tudo se entregar a alguma coisa e gostar tanto dela que a quer conhecer sempre mais, quer se identificar sempre mais, quer participar sempre mais dessa coisa. Depois vem a razão que ordena, classifica, divide, explica, recusa, cria conceitos e categorias. Se o Amor é o oxigénio a razão é tanque que comprime e evita que o ar se disperse e sobretudo que direciona esse “ar” ao lugar onde deve ir.
Fazer ciência, ser cientista, não é ser impessoal è sim ser objetivamente emocional. Certa vez um professor me disse “se faz ciência para mudar o mundo” e acrescento é também amar o mundo.

Um comentário:

  1. Thiago,

    Gostei muito dessa analogia do cientista com um mergulhador. Já tentei mergulhar de verdade..tentei e consegui fazer um mergulho, o movimento que se faz é lindo de aprofundar e descobrir as belezas do fundo do mar, e convido você para realizar essa ciência no seu próprio mundo interno que a Logosofia (Ciência da sabedoria) ensinar a realizar. Parabéns Um abraço, Lilian

    ResponderExcluir